Família e Relacionamentos

domingo, 26 de janeiro de 2020


A instituição dos filhos...
Part. 3-4
 
Em, Enciclopédia de Temas Bíblicos - Respostas às principais dúvidas, dificuldades e "contradições" da bíblia de Gleason Archer, 2. ed. - São Paulo, Editora Vida, 2001. Na Pág. 80, ele nos diz:

Devemos observar que, logo de início, Adão e Eva ensinaram a seus filhos a necessidade de fazer holocaustos perante o Senhor pelos pecados que tivessem cometido. Assim foi que Abel apresentou um sacrifício aceitável em seu altar — um ato de fé que tipicamente representou por prenuncio a expiação que seria feita mais tarde no Calvário. Hebreus 11.4 esclarece: "Pela fé Abel ofereceu a Deus um sacrifício superior ao de Caim [...]. Embora esteja morto, por meio da fé ainda fala". Gênesis 15.6 registra que, quando Abraão creu em Deus, o Senhor lhe imputou a fé por justiça.

Romanos 4.13 diz-nos que "Não foi mediante a Lei que Abraão e a sua descendência receberam a promessa de que ele seria herdeiro do mundo, mas mediante a justiça que vem da fé".



Amados! Criar filhos é uma arte complexa, quando pequenos é bom os orientar que devem compartilhar tudo entre eles, mesmo tendo apenas uma das coisas para os dois, na verdade principalmente tendo-se apenas uma destas coisas. Mas ao crescerem, devem sim, ter cada um, seus pertences individuais, mas nunca deixar de lado a gentileza e a atitude de compartilhar, afinal é família e esta, não se escolhe, apenas se tem, se é... Conf. Atos 2:45-47...!

Apesar disto amados, não existe uma idade adequada, a qual eles devem compartilhar tudo e outra a qual, cada um deva ter seus próprios pertences! Por exemplo, sabe-se que apesar dos males que podem trazer as tecnologias, mas elas trazem consigo seus benefícios, portanto, algum dia, provavelmente, irá existir ou chegar um determinado momento, que talvez seus filhos vão estudar em colégios diferentes, portanto, seria conveniente que cada qual tivesse seus próprios celulares, tendo em vista que neste sentido, tanto eles, assim como os pais, podem precisar de se comunicar com os mesmos! E mesmo em respeito a coisas mais simples!


Marcos 15:40-41 - “Também ali estavam algumas mulheres olhando de longe, entre elas Maria Madalena, Maria, mãe de Tiago o Menor e de José, e Salomé; - 41 as quais o seguiam e o serviam quando ele estava na Galiléia; e muitas outras que tinham subido com ele a Jerusalém.”,

Lucas 12:33 - “Vendei o que possuís, e dai esmolas. Fazei para vós bolsas que não envelheçam; tesouro nos céus que jamais acabe, aonde não chega ladrão e a traça não rói.”,

Lucas 18:22 - “Quando Jesus ouviu isso, disse-lhe: Ainda te falta uma coisa; vende tudo quanto tens e reparte-o pelos pobres, e terás um tesouro no céu; e vem, segue-me.”,

Atos 2:44-45 - “Todos os que criam estavam unidos e tinham tudo em comum. - E vendiam suas propriedades e bens e os repartiam por todos, segundo a necessidade de cada um.”,

Atos 4:34-35 - “Pois não havia entre eles necessitado algum; porque todos os que possuíam terras ou casas, vendendo-as, traziam o preço do que vendiam e o depositavam aos pés dos apóstolos - 35 E se repartia a qualquer um que tivesse necessidade.”.

1 Jo. 3:17 - “Quem, pois, tiver bens do mundo, e, vendo o seu irmão necessitando, lhe fechar o seu coração, como permanece nele o amor de Deus?”,


É interessante lembrarmos, que o que mais vemos hoje, são os pais colocarem a culpa nos filhos, por exemplo, por serem viciados em drogas, por se prostituírem; nos mesmos, ou seja, nos filhos somente. Acontece amados, que, de fato, parte da culpa é, mas a maior parte são dos pais; mas eles se prevalecem de passagens Bíblicas, por desconhecerem seu significado, como por exemplo, de Ezequiel 18 que nos diz, dentre outras coisas, que a responsabilidade por nossos atos, realmente é nossa, mas isto não estar nos eximindo da culpa por fazer alguém errar, ou a pagar por uma instrução errada, não se trata disto, pois nossos erros afetam ao próximo, caso contrário, não morreríamos, pois se isto fosse verdade, não teríamos nada a ver com o pecado de Adão e Eva, mas temos, prova disto, é que nosso corpo físico, enferma e morre, portanto, não é isto que Ezequiel 18, quer nos dizer, mas sim que, apesar de recebermos influências negativas, não importam de onde venham e através de quem venham, mas que somos nós quem decidimos se deixamos isto nos influenciar desta ou de aquele forma e por isto pagaremos nossos preço.

Amados, o fato de alguns defenderem que não existe mais maldição hereditária, pois “Cristo” nos livrou da mesma, erram por desconsiderarem que o próprio “Cristo” nos diz; assim como erram quando, para defenderem esta tese, de que não existe maldição hereditária, utilizam passagens do Antigo Testamento, como já mencionada antes, mas não aceitam como refutação, outras passagens do Antigo Testamento, justamente por ser do Antigo Testamento, ou seja, isto demonstra interesses escusos, perversos de quem quer deturpar as verdades Bíblicas, pois se utilizamos passagens do AT, para defender esta tese, temos que aceitar outras passagens do mesmo AT, como forma de nos esclarecer sobre o assunto!

Outra coisa que temos que considerar é que, quando Tiago em seu Capítulo 3 e verso 5, nos falou do tropeço da palavra e ressaltou as mazelas que nos sobrevém através da língua, quando nos diz: “Assim também a língua é um pequeno membro, e se gaba de grandes coisas. Vede quão grande bosque um tão pequeno fogo incendeia.”...

Percebam que a comparação feita de um pequeno fogo que incendeia um grande bosque, nos mostra o quão perigoso é o que podemos professar através de nossas palavras; principalmente ao se referir as "Escrituras Sagradas", mesmo que não somente a ela...!


Agora vejam o que ele os diz mais adiante!

Tiago 3:6-8 - "A língua também é um fogo; sim, a língua, qual mundo de iniquidade, colocada entre os nossos membros, contamina todo o corpo, e inflama o curso da natureza, sendo por sua vez inflamada pelo inferno. - 7 Pois toda espécie tanto de feras, como de aves, tanto de répteis como de animais do mar, se doma, e tem sido domada pelo gênero humano; - 8 mas a língua, nenhum homem a pode domar. É um mal irrefreável; está cheia de peçonha mortal."


Portanto amados, não foi à toa que ele nos alertou sobre o mal que as palavras podem nos fazer!


J. Richard Fugate em seu livro, O que a Bíblia diz sobre educação de filhos, nos diz:

"Colossenses 3:20. 'Vós, filhos, obedecei em tudo a vossos pais'. As crianças não aceitarão instruções daqueles que elas não respeitam. O mandamento bíblico para que filhos honrem seu pai e sua mãe é cumprido quando as crianças respeitam seus pais o suficiente para aceitarem seus sábios conselhos e instruções. Efésios 6:2: “Honra a teu pai e a tua mãe”. Os pais que usam esse sistema consistentemente, desde quando seus filhos ainda estão bem pequenos, possuem a garantia de Deus para o sucesso. Isso é possível até mesmo para aqueles pais que falharam em educar seus filhos durante os primeiros anos e não obtiveram o controle para criar um filho obediente e respeitador. Isaías 55:11. 'Assim será a minha palavra, que sair da minha boca; ela não voltará para mim vazia, antes fará o que me apraz, e prosperará naquilo para que a enviei'.".


Amados! Com o advento da tecnologia e dos trabalhos cada vez mais exigentes e que nos toma todo nosso tempo, a questão filhos, ficou negligenciada, isto, tanto dentro do meio “Cristão”, mas, principalmente fora dele, na verdade, muito mais fora do ambiente “Cristão”, mas também neste!

A questão disciplina passou a ser mais que necessária, pois criar filhos, também passou a ser uma tarefa muito mais difícil! É crucial que se dê a devida importância a esta questão! Alguns acreditam que a disciplina física, ou seja, o castigo físico seja viável em determinados casos, como, por exemplo, a palmada e, que este seja o único método que a Bíblia apoie. Mas existem àqueles que acreditam que os "castigos", assim como outras formas de punições que não envolvam a disciplina física são muito mais adequadas, eficazes. Mas o que a Bíblia nos diz a este respeito!? A Bíblia nos ensina, que em determinados casos, a disciplina física é adequada e até benéfica se não, necessária, conf. Prov. 10:13, 26:3, 20:30; Is. 10:5, 10:15; Heb. 12:5-11..


Amados, lembrem-se!

Hebreus 12:11 - "Na verdade, nenhuma correção parece no momento ser motivo de gozo, porém de tristeza; mas depois produz um fruto pacífico de justiça nos que por ele têm sido exercitados."...

Outra coisa amados! Nunca, jamais e em hipótese alguma, uma criança deve ser espancada ou disciplinada fisicamente a ponto de causar-lhe algum dano físico, “jamais”! Isto é inconcebível e as “Escrituras Sagradas” condena este tipo de coisa! E mais, não confundamos a “Justiça Divina, em Juízo”, que ninguém, mas ninguém mesmo escapa dela; com atos fora desta Justiça, como é o caso da disciplina Cristã! Uma coisa em, nada tem a ver com a outra, muito embora equiparadas, quando cremos que o casamento, portanto a família, representa a relação de “Cristo” e sua Igreja!

Amados! As experiências Psicológicas neste sentido, considerando aqui a disciplina, apontam que deve sim haver certa punição educativa, pedagógica, instrutiva no sentido de fazer com que a criança reflita sobre suas atitudes e aprendam que existe uma consequência que vem com as mesmas! Ora, onde o próprio “DEUS” nos disciplina e nos instrui a exercermos a disciplina a nossos filhos, porque não o fazemos!? E outra, ele mesmo nos disciplina, portanto, seria inconcebível e imprudente não exercermos esta disciplina em relação a nossos filhos!

“DEUS” nos corrigi e nos conduz ao caminho certo, encorajando-nos desta forma e instruindo-nos ao arrependimento por nossos erros, conf. Deut. 8:5; Jó 5:17, 28:28; Prov. 1:7, 6:23, 9:10, 12:1, 13:1, 15:5; Ecles. 7:5; Is, 38:16; Sal. 119:71...

Salmos 94:12 - "Bem-aventurado é o homem a quem tu repreendes, ó Senhor, e a quem ensinas a tua lei,",

Hebreus 12:9 - "Além disto, tivemos nossos pais segundo a carne, para nos corrigirem, e os olhávamos com respeito; não nos sujeitaremos muito mais ao Pai dos espíritos, e viveremos?"...

Salmos 94:12 - "Bem-aventurado é o homem a quem tu repreendes, ó Senhor, e a quem ensinas a tua lei,",

Provérbios 13:24 - "Aquele que poupa a vara aborrece a seu filho; mas quem o ama, a seu tempo o castiga.",

Provérbios 19:18 - "Corrige a teu filho enquanto há esperança; mas não te incites a destruí-lo.",

Provérbios 20:11 - "Até a criança se dá a conhecer pelas suas ações, se a sua conduta é pura e reta.",

Provérbios 22:15 - "A estultícia está ligada ao coração do menino; mas a vara da correção a afugentará dele.",

Provérbios 23:13-14 - "Não retires da criança a disciplina; porque, fustigando-a tu com a vara, nem por isso morrerá. - 14 Tu a fustigarás com a vara e livrarás a sua alma do Seol.",

Provérbios 29:15, 17 - "A vara e a repreensão dão sabedoria; mas a criança entregue a si mesma envergonha a sua mãe. - 17 Corrige a teu filho, e ele te dará descanso; sim, deleitará o teu coração.",

Hebreus 12:7 - "É para disciplina que sofreis; Deus vos trata como a filhos; pois qual é o filho a quem o pai não corrija?",


Uma orientação Bíblica direta para os pais!

Efésios 6:4 - "E vós, pais, não provoqueis à ira vossos filhos, mas criai-os na disciplina e admoestação do Senhor."...

Colossenses 3:21 - "Vós, pais, não irriteis a vossos filhos, para que não fiquem desanimados."...


Uma orientação Bíblica direta para os filhos!

5º Mandamento (O primeiro Mandamento com Promessas: Êxd. 20:12 e Deut. 5:16)

Êxodo 20:12 - "Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te dá.",

Deuteronômio 5:16 - "Honra a teu pai e a tua mãe, como o senhor teu Deus te ordenou, para que se prolonguem os teus dias, e para que te vá bem na terra que o Senhor teu Deus te dá."...

Colossenses 3:20 - “Vós, filhos, obedecei em tudo a vossos pais; porque isto é agradável ao Senhor.”...


Amados! O fato de termos autoridade sobre nossos filhos, não nos dar o direito de sermos negligentes com sua criação! Lembrem-se, eles não são uma coisa a qual não tenham direitos, temos que procurar dentro do padrão pais/filhos, que direitos eles têm e que devemos respeitá-los!

Por exemplo:

Todo filho tem sim o direito de que; quando ele estiver de posse, por exemplo, de um celular, pois há de chegar uma hora que cada um deles precisará de um, vejam bem! Não quero aqui dizer que não possamos viver sem o celular, não se trata disto! Mas em uma sociedade em que temos que estar vinte e quatro horas de olho em nossos filhos e, tendo nós condições de por meio da tecnologia dar certo conforto e segurança a nossos filhos, porque não fazê-lo! É sábio e salutar que eles tenham um celular a sua disposição, caso precisem entrar em contato conosco e nós com eles! E neste sentido, eles têm direito a privacidade, principalmente entre irmãos e mesmo em respeito aos pais, mesmo sabendo que temos que estar atentos a comportamentos estranhos e se caso detectarmos algum, aí, esta privacidade tem que ser interrompida para o bem de todos!

Outro caso clássico é quando pretendemos entrar no quarto de nossos filhos. É prudente que, depois que os mesmos estão em fase da adolescência e, para evitarmos algum constrangimento de ambos, que avisemos ou perguntemos se podemos entrar! Amados, isto não se trata de perder a autoridade diante deles, mas sim, de que, mostraremos a eles, que respeitamos seu espaço e que eles também devem respeitar respectivamente nossas orientações! Ora, o ato por si só de respeito, já denota uma forma de tratá-lo como adulto e ao mesmo tempo, como alguém importante e que faz parte de todo o processo de convívio da família.

Nós respeitamos seu espaço e ele se compromete a seguir nossas regras! Claro que algumas regras devam existir como reparar a bagunça, por exemplo, a qual eventualmente eles tenham feito em seu quarto, etc. Apesar de que, cada um tem seu critério de bagunça! Por exemplo! Sempre; por utilizar vários livros meus, deixo por sobre minha mesa, uns sobre os outros, por vezes em certa ordem de consulta e, até em cima de algumas cadeiras, eles não estão arrumados em uma estante como alguns outros, mas devido o uso constante, estão em certa ordem e que pretendo mantê-la! Quando por exemplo, apesar de hoje, acontecer bem menos, mas que, quando meus filhos os tiravam da ordem, eu brigava com eles e meus filhos sempre diziam que eu tinha uma “bagunça organizada”, isto porque, o que para eles era uma bagunça, mas que eu sabia onde estava cada um dos livros e em que ordem eles se encontravam e os questionava justamente quando os mesmos mexiam na ordem que deixei! Pois é, amados! De acordo com meus filhos eu tenho uma “bagunça organizada”!

Entendam uma coisa amados! Já falei sobre isto na primeira parte deste estudo! Quando não somos sábios diante de nossos filhos e, de determinadas situações, sucumbimos à ignorância ao desrespeito e isto demonstra o quanto somos imaturos e muitas vezes nos tornamos irresponsáveis com nossas atitudes! Não estou aqui dizendo que isto é fácil, pois sabemos que não é e, isto é mais um motivo para pedirmos a orientação deste "DEUS" maravilhoso que temos!

O que tenho visto hoje em dia são pais, não apenas néscios, mas irresponsáveis, que não têm sabedoria alguma e ainda pedem auxílio a outros piores que eles e mesmo que fossem melhores, mas não são perfeitos! Só nosso criador, “DEUS” é perfeito em toda sua plenitude e “Cristo” nosso salvador é sua essência em carne e ossos que veio intervir em nosso favor e, portanto, é nele que temos que nos espelhar e buscarmos orientação! É claro que existem alguns, muito embora em raras exceções, que estão cheios do “Espírito Santo” e, portanto, cheios de sabedoria Divina, portanto, claro que podemos procura-los... Mas cuidado amados, nem todos são verdadeiramente cheios do "Espírito Santo"...!


Vejam bem!

Gosto muito de analogias, pois ela nos traz uma reflexão profunda em respeito e determinados assuntos!

Portanto! Para que os amados entendam, irei aqui lhes falar de algumas que costumo usar, como uma forma de fazer os amados entenderem que nem sempre quem gostaria de nos ajudar, não pode nem ao menos se ajudar e àqueles que gostaríamos que nos ajudassem, muitas vezes também não têm Discernimento Espiritual, para tal propósito!

Portanto, como gosto de dizer, que o fato de alguém tomar café, não faz deste alguém um “Barista”, que é o especialista em café, o fato de alguém beber vinho, não faz deste alguém um “Sommelier”, que é o especialista em bebidas em geral, ou um “Enólogo”, que é o especialista em vinhos desde o plantio, e, mesmo um Enófilo, que é um exímio apreciador de vinhos, e que, neste caso, não precisa ter formação superior, mas que mesmo assim, precisa se atualizar para poder continuar com sua expertise em se tratando do conhecimento sobre os vinhos!

Portanto amados! Também não é estar dentro de uma Igreja, que faz de alguém um Cristão, mas sim, ter e ser a imagem e semelhança de “Cristo”, pois "DEUS" nos fez a sua imagem e semelhança, caso não fosse, qualquer um que frequentasse uma Igreja, seria verdadeiramente um servo de “Cristo”, mas aí, teríamos de menosprezar o que ele mesmo nos falou sobre o joio e o trigo, conf. Mat. 13:36-43, a explicação da parábola do joio...


Ainda sobre a questão das consequências de nossas atitudes!

Gênesis 3:17-18 - "...; maldita é a terra por tua causa; em fadiga comerás dela todos os dias da tua vida. - 18 Ela te produzirá espinhos e abrolhos; e comerás das ervas do campo."

Jó 31:40 - "por trigo me produza cardos, e por cevada joio. Acabaram-se as palavras de Jó."


O que tenho visto muito hoje, dentro das Igrejas e fora delas também, são muitos irmãozinhos (as) que gostam muito de darem “Glórias a DEUS” e “Aleluia”, para demonstrarem certa santidade, mas não vemos isto nem nesta atitude e muito menos em determinados procederes, pois quando são, por exemplo, confrontados com outras pessoas de outras denominações que, não negam exatamente o que “Cristo” pregou, mas que por falta de conhecimento defende e prega heresias ou quando se deparam com alguém adepta de algumas heresias, não têm argumentos para lhes mostrar, por não conhecerem, é claro, por exemplo, quando as mesmas são proibidas nas “Escrituras Sagradas”; mas estão por ai, dando “Glórias a DEUS” e “Aleluia”, como se isto fosse suficiente para “Cristo” lhes Salvar!

Amados, se dar “Glórias a DEUS” e “Aleluia”, fosse suficiente, não existiria os Evangelhos, na verdade, não existiria as “Escrituras Sagradas”, pois “Cristo” teria nos dito: “deem apenas “Glórias a DEUS” e “Aleluia” e pronto, está tudo certo!”, esqueçam meu “Idem e pregai o Evangelho a toda à criatura”, mas ele não nos diz isto, muito pelo contrário, ele repreendeu duramente os que já naquela época faziam as mesmas coisas, ou seja, davam não apenas, “Glórias a DEUS” e “Aleluia”, mas gostavam de se mostrar sábios e santos demais, conf. Mat. 7:15-23, 11:16, 23:1-7... Além disto, se portavam menosprezando, tanto aos ensinamentos de “João”, o Batista, primo de “Cristo”, quanto aos ensinamentos do próprio “Cristo” e portavam-se como verdadeiras crianças leigas e imaturas no conhecimento da “Palavra de DEUS”!


Deuteronômio 32:28-29 - "Porque são gente falta de conselhos, e neles não há entendimento. - 29 Se eles fossem sábios, entenderiam isso, e atentariam para o seu fim!",

Isaías 1:3 - "O boi conhece o seu possuidor, e o jumento a manjedoura do seu dono; mas Israel não tem conhecimento, o meu povo não entende.",

Isaías 5:13 - "Portanto o meu povo é levado cativo, por falta de entendimento; e os seus nobres estão morrendo de fome, e a sua multidão está seca de sede.",

Oséias 4:1, 6 - "Ouvi a palavra do Senhor, vós, filhos de Israel; pois o Senhor tem uma contenda com os habitantes da terra; porque na terra não há verdade, nem benignidade, nem conhecimento de Deus. - 6 O meu povo está sendo destruído, porque lhe falta o conhecimento. Porquanto rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei, para que não sejas sacerdote diante de mim; visto que te esqueceste da lei do teu Deus, também eu me esquecerei de teus filhos."...


Amados! Entendam de uma vez por todas!

“DEUS”, nunca, jamais, vai nos dar uma palavra de conforto, quando precisamos de uma de repreensão! Da mesma forma, ele nunca vai nos dar uma palavra de repreensão, quando precisamos de uma de conforto!

Amados! “DEUS” só nos dará uma palavra de conforto, quando já recebemos uma de repreensão e por meio dela nos consertamos diante dele, ”DEUS”, caso não, não há palavras de conforto, mas sim, muito mais de repreensão! NÃO SE ENGANEM!

Portanto! Se por acaso fizermos um exame de consciência ao recebermos uma palavra de conforto; quando estivermos em pecado, repreenda amado! Pois com certeza não veio de “DEUS”, pois o verdadeiro “DEUS”, jamais iria nos confortar em pecado, no mínimo iria nos abrir os olhos para nosso proceder, assim como “Cristo” também o fez! Ele iria nos mostrar e nos dar força para largar dele, mas não nos dar conforto sob esta condição! “CUIDADO AMADOS, NÃO SE ENGANEM”!


Bom!

De acordo com o Comentário Bíblico NVI Antigo Testamento e Novo Testamento de F. F. Bruce, em sua Pág. 1571, ele nos relata a respeito de Mateus 11:16-17:

Mat. 11:16-17
A maioria dos seus contemporâneos era indiferente tanto a João quanto a Jesus, como crianças que se negam a participar de uma representação irônica de um casamento ou da representação de um funeral na praça. Para eles, João era muito doido, e Jesus, muito vulgar. Acerca de pecadores, v. comentário de 9.10. Mas a sabedoria é comprovada pelas obras que a acompanham: Embora o apoio dos manuscritos para essa formulação seja superior, a maioria dos estudiosos pensa que Lc 7.35 está correto. Em todo caso, a sabedoria é Jesus (e João), e crianças são os que o aceitam.”.


Um abraço amados e até o próximo estudo!


Rogério Silva / Sites e Blog's

Rogério Silva: Site Pessoal
Rogério Silva: Site JusBrasil
Rogério Silva: Portfólio
Canal YouTube: Rogério Silva
ir.emcristo@gmail.com
IEADERN: 042574, 26.07.2005

Nenhum comentário:

Postar um comentário